Vendas para o Dia das Mães anima o comércio
Dia das Mães só perde em número de vendas para o Natal.
Postado 09/05/2018
Com a proximidade do Dia das Mães, a expectativa e esperança de vendas melhores também aumenta para muitos lojistas da nossa cidade, assim como em todo estado. Apesar da pequena retração registrada nos últimos meses, muito por conta do atual cenário político e econômico que o país atravessa e também pelas incertezas de um ano eleitoral, a data é vista com bons olhos pela categoria. Para a maioria dos comerciantes, o Dia das Mães só perde em número de vendas para o Natal.
Renato Mohallem, presidente da ACIP, diz que a expectativa é que as vendas deste ano girem em torno de 4% a 5% acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado. “É um crescimento moderado, mas que vai ser muito bom para o comércio. O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano, principalmente para os lojistas que atuam com produtos femininos”, disse.
O gerente da Associação, Rogério Borges, lembra que pesquisas feitas por associações e federações representativas do comércio confirmam esta expectativa e mostram que os setores que devem registrar maior aumento são aqueles que trabalham com roupas, calçados, perfumaria e smartphones, entre outros.
Quem também está otimista é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretário da Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de Passos, Frank Lemos Freire, que também é proprietário da loja Preto e Branco Calçados. "Pra nós que lidamos com produtos voltados ao público feminino o Dia das Mães é a segunda melhor data depois do Natal, então a expectativa é sempre muito boa. E como a inflação está pequena e os juros caindo, acredito que vamos superar as vendas do ano passado", ressaltou ele.
Freire lembrou que a pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Minas Gerais diz que as pessoas já estão mais voltadas para compras e que o ramo de calçados e roupas são os que mais devem atrair os consumidores. "Acredito, por causa do inverno, que o produto mais procurado e que tem sido mais desejado pelas mulheres são as botas. Aqui na Preto e Branco nós estamos com coleção nova e as botas estão uma mais linda que a outra, vale a pena conferir", completou.
Para o empresário Lucas Reis Morais, proprietário de 5 lojas O Boticário em Passos e outras três na região, a partir desta semana já está sendo esperado um fluxo maior de consumidores em suas lojas, a procura dos presentes de suas mamães. Ele também aposta num crescimento em torno de 5%, em comparação às vendas do ano passado. "O movimento maior é sempre na semana mesmo (do Dia das Mães), mas creio que já nesta semana o movimento deve começar a melhorar".
Morais lembrou que suas lojas estão todas preparadas, com estoque reforçado para atender à demanda e decoradas. Ele estima, com base nos estudos recentes, que as pessoas devem gastar em média R$ 90,00 com os presentes das mamães, mas lembra que nas lojas O Boticário, existem uma grande variedade, com produtos para todos os gostos e bolsos. Uma aposta dele para esta data especial são os kits vendidos pela marca, que podem ser montados nas lojas, de acordo com a vontade do cliente. "Esses kits têm feito um sucesso imenso", disse.