Consultoria Organizacional e sua atuação nas empresas
A sociedade humana é feita de organizações, uma empresa é uma organização, e toda organização é composta por três partes básicas...
A sociedade humana é feita de organizações, uma empresa é uma organização, e toda organização é composta por três partes básicas: pessoas, tarefas e administração.
"Uma empresa (organização) é um sistema de recursos que procura realizar um objetivo (ou um conjunto de objetivos)." Maximiano (2008)
Aqui surge o papel do consultor organizacional, um profissional autônomo que apoia, ajuda e assessora uma determinada empresa na busca por mudanças, a fim de melhorá-la por meio de suas capacidades e aumentar seus resultados e lucros.
Na fase inicial, o consultor conhece e faz o contrato inicial com seu cliente — a empresa em questão — e começa uma pesquisa sobre os problemas organizacionais e principais anseios e expectativas de seu cliente. A partir disso, consegue estabelecer prazos, metas e valores referentes à sua prestação de serviço.
Atuação de um consultor organizacional
Uma empresa, para ter sucesso e cumprir com seus objetivos, precisa ter uma boa gerencia e ser guiada de forma saudável e estratégica, para que tenha um crescimento sustentável e que possibilite sempre o melhor cenário a curto, médio e longo prazo.
A gestão precisa ser feita de forma séria e pautada em diversos pontos que visam a melhoria da organização e também o desenvolvimento de suas potencialidades e dos seus colaboradores.
Dessa forma, consideremos alguns exemplos de atuação da consultoria organizacional.
Aplicar metodologias que façam os gestores pensarem e agirem de forma otimizada–O empresário precisa saber ouvir as demandas do mercado para, assim, atender as suas reais necessidades. Bons administradores precisam ter o conhecimento pleno do negócio e conhecer as ferramentas administrativas que proporcionam a sustentação necessária ao sucesso do empreendimento.
Auxiliar o empresário a estabelecer prioridades e tomar as melhores decisões -Todo empresário terá em sua carreiradois grandes desafios: definir quais são as prioridades e tomar decisões! As decisões são a essência da administração e geralmente envolvem pessoas, orçamento (dinheiro), compra e venda (comercialização), negociações e ações futuras (estratégia e planejamento).
Identificar os “papeis” dentro da empresa – O consultor analisa e identifica quais são os bons profissionais dentro de uma empresa e suas reais competências, e a partir dai, orienta o empresário sobre como extrair o potencial máximo de cada colaborador.
Elabora planos de desenvolvimento de novos negócios –através da utilização de ferramentas de análise, estabelece estratégias diferenciadas que proporcionem vantagens para as empresas.
Explicando melhor, as abordagens da consultoria organizacional são amplas e diversificadas, sendo aplicadas conforme as necessidades da empresa contratante.
Muitas empresas que já estão avaliando a contratação de uma consultoria ou mesmo aquelas que estão apenas na fase de cogitação, se perguntam: quando contratar uma consultoria empresarial? Há um momento ideal?
Obviamente, o momento adequado para contratar uma consultoria depende da realidade de cada empresa, tanto em termos de necessidades e objetivos como de capacidade de investimento. E este é um fato importante: uma consultoria deve ser encarada como um investimento sobre o qual você terá um determinado retorno, e não como uma despesa a mais da empresa.
O ponto inicial para decidir quando contratar é ter clareza sobre as reais necessidades e objetivos da empresa.
Você sabe avaliar as reais necessidades da sua empresa? Contate-nos. Nós temos a solução!
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