Mas afinal, o que é Marketing Digital?
Embora esteja presente na vida de qualquer cidadão conectado - seja por um computador, tablet ou celular...
Embora esteja presente na vida de qualquer cidadão conectado - seja por um computador, tablet ou celular - escolhemos esta pergunta para estrear nossa coluna no ACIP Notícias, pois é a grande dúvida que surge entre os empresários sempre que tocamos no assunto.
De forma resumida, Marketing Digital – que vamos passar a chamar somente de Digital – é: promover uma marca, produto ou serviço através de meios digitais, pela internet e redes sociais. Mas é claro que há muito mais profundidade neste assunto.
O Digital possibilita formas eficazes de se comunicar de forma direta, personalizada, no momento oportuno e com uma incrível capacidade de mensuração de dados.
Vamos dar um exemplo prático. O Facebook (incluindo o Instagram) nos informa um público estimado de 63 mil pessoas para Passos. Mas vamos supor que uma empresa trabalhe somente com moda feminina. Portanto, lhe interessa falar somente com mulheres que queiram ou sejam sucetíveis a comprar roupas neste momento. Ajustando o público, temos agora uma estimativa de 30 mil pessoas – o que ainda é muito amplo. Se a empresa tiver mapeado seu público alvo e ele for, por exemplo, composto por mulheres de 18 a 35, reduzimos este público para 18 mil pessoas. Assim, vamos afunilando (o que chamamos de segmentar) cada vez mais o público para que nossa comunicação chegue exatamente nas pessoas que mais provavelmente poderão comprar nosso produto. Isso faz com que o investimento traga muito mais retorno ao mostrar a comunicação somente para quem nos interessa.
Ainda no exemplo de roupas e vestuário, o Google nos mostra que cerca de 200 pessoas em Passos pesquisam todos os dias sobre comprar roupas. Novamente podemos colocar anúncios que apareçam para estas pessoas justamente quando elas estão procurando produtos como o nosso.
Por isso o Digital é hoje uma forma ecônomica e eficaz de se fazer marketing. E ainda: você tem nas mãos informações muito importantes, como: quantas pessoas viram a sua comunicação; de que forma interagiu (clicou ou compartilhou, por exemplo) e com as configurações adequadas, saberá exatamente o quanto em vendas a ação lhe retornou.
Somente entre celulares e tablets, há uma estimativa de mais de 90 mil conectados à internet somente em Passos e região. Trata-se de um público enorme e que pode receber comunicações digitais a todo momento.
O associado ACIP pode receber um estudo gratuito sobre o potencial de mercado para o seu negócio na internet. Entre em contato e agende um horário (atendimento@gmarketing.com.br (35) 3021-1718)
Acompanhe a página da Acip no Facebook pois o assunto continua. Vamos abordar em detalhes, em uma série de vídeos feita especialmente para vocês!
Leandro Goulart , sócio-diretor da G Marketing – agência certificada em publicidade pelo Google e também em Gestão de Redes Sociais e Gestão de Marketing Digital pela ComSchool – única instituição na área reconhecida pela Abcomm (Associação Brasielira de Comérico Eletrônico).