15 de setembro é o Dia do Cliente
"O cliente é tão importante que pode demitir todo mundo em uma empresa, desde o presidente até o mais humilde funcionário.
“O cliente é tão importante que pode demitir todo mundo em uma empresa, desde o presidente até o mais humilde funcionário. Basta fazer uma única coisa: Não comprar”, assim já dizia Sam Walton, fundador do Walmart, a maior empresa de varejo do mundo.
No próximo dia 15 de setembro será comemorado o “Dia do Cliente”, e você, já pensou o que irá fazer para homenagear o seu principal parceiro? Afinal de contas, é como dizem por aí, um cliente fiel pode ser o maior patrimônio que a sua empresa possui!
A data, criada originalmente no Estado do Rio Grande do Sul, se espalhou pelo Brasil e tem como objetivo homenagear todos os clientes e estreitar as relações entre o comércio e seus consumidores. Também pode ser uma ótima oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso de servir e atender da melhor maneira possível os anseios e desejos de nossos clientes, além de ser uma boa opção para movimentar e aquecer as vendas neste mês de setembro com alguma campanha ou promoção. Já pensou nisto?
Embora ainda não seja uma data oficial no país, o Dia do Cliente já foi oficializado em Passos, através de Lei Municipal, e também por decreto estadual em Minas Gerais.
CONSUMIDOR CONSCIENTE - O dia 15 de setembro foi escolhido como Dia do Cliente por também ser o Dia Nacional da Defesa do Consumidor.
O ACIP Notícias conversou com a diretora do Procon de Passos, Cláudia Maria Oliveira Ramos Duarte, e ela explica que com o advento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 1990, o consumidor, de uma forma geral, está cada vez mais consciente e exigente de seus direitos.
Conforme ela, o CDC é uma das Leis mais avançadas do mundo e com a criação de órgãos de defesa, como o Procon e outros existentes, a educação para o consumo evoluiu muito, assim como a defesa dos interesses destes consumidores, fazendo com que as empresas também se preocupassem mais em atender as demandas para não lesar o direito de seus clientes e serem penalizadas.
Cláudia diz que atualmente as principais reclamações dos consumidores estão relacionadas ao setor da telefonia móvel, seguido do setor de serviços bancários. “Esses fornecedores, muitas vezes, impõem aos consumidores o fornecimento de serviços ou produtos não solicitados, o que gera grandes problemas”, complementou.
Como dica, a diretora do Procon diz que os consumidores devem sempre olhar à frente para evitar problemas. “Ler um contrato antes de fechar o negócio, exigir a nota fiscal ao adquirir um produto, exigir um orçamento prévio na contratação de um serviço, um recibo ao efetuar um pagamento... Tudo isso poderá auxiliar se eventualmente ocorrer alguma situação de conflito”. (Na foto, Cláudia Duarte, diretora do Procon)