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Queda de Cabelo - Entrevista para o site da jornalista Fabiana Scaranzi

Algumas práticas ajudam a prevenir o problema e diferentes tipos de tratamento ajudam parar de vez a queda excessiva. Fique de olho!
Maria Bussade, terça 11 de agosto de 2015
Nada de pânico se você encontrar um fio ou outro de cabelo no ralo do banheiro. Sabia que, num ciclo comum, pode-se perder até 100 fios por dia? É isso mesmo! A queda é considerada normal se você encontrar até 20 fios (secos!) presos na escova, e cinco fios ao passar a mão pelas madeixas ao logo do dia. E mais: a queda parece se agravar no fim do verão/começo do inverno.  Tudo isso é normal e com o passar dos dias, o problema vai cessando naturalmente. Só é preciso ficar de olho e procurar ajuda médica quando essa queda se torna constante, apresentando, inclusive, falhas no couro cabeludo.
 
Infelizmente, o número de mulheres que aparecem nos consultórios de dermatologia reclamando de queda de cabelo contínua é cada vez maior. Quem garante é a dra. Maria Bussade, médica especialista em Dermatologia. O motivo? “O aumento do uso de produtos químicos, dietas restritivas de emagrecimento, stress e uso de remédios”, explica.
 
Principais causas
 
– Falta de proteínas e gorduras devido a dietas
– Produtos químicos em excesso, como tinas e alisamentos com formol
– Remédios em excesso, como antidepressivos, fitoterápicos e hormônios
– Stress e má alimentação
– Problemas hormonais como tireoide e ovário policístico
– Uso recorrente de secador, chapinha e babyliss
 
Quando procurar ajudar
 
Sempre que notar aumento da queda de cabelo, como fios de cabelo no travesseiro, no ralo do box, no pente e na roupa, ou notar que a quantidade de cabelo diminuiu, mesmo sem perceber a presença de fios no chão do banheiro, o melhor a fazer é procurar um dermatologista. Dra. Maria Bussade lembra ainda da importância de pedir uma opinião médica quando notar um afinamento do fio. “Quando a fibra se torna mais fina, isso pode ser um sinal de alopecia androgenética”.
 
Atenção na hora do banho
 
Cada tipo de cabelo exige uma frequência e um modo de lavagem diferente, por isso, o que pode funcionar nas propagandas de xampu nem sempre é o melhor caso para você. Cabelos oleosos, por exemplo, devem ser lavados todos os dias. Já que sofre com o couro cabeludo sensível deve lavar os fios em dias alternados para não irritar a pele. Quem sofre de dermatite deve lavar o cabelo diariamente, senão a queda só piora.
 
Vale lembrar também que a escovação melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que previne a queda exagerada dos fios. Entretanto, é importante não escovar os cabelos com força, puxando-os agressivamente. A prática, apesar de eliminar os nós e embaraços, com certeza levará a queda exagerada.
 
Se você notar que está passando por um período de perda dos fios, o melhor é evitar qualquer tipo de tração muito forte dos cabelos, como prender em rabos de cavalo e tranças. Evite também utilizar escovas muito pesadas e produtos que necessariamente forçam os fios para baixo, como chapinha, secador e babyliss. E de forma alguma faça uso de produtos químicos, como tinta e formol durante esse período, ok? Isso só deixará os fios ainda mais fracos e quebradiços.
 
Cuidados com a alimentação
 
De acordo com a dermatologista, uma nutrição balanceada pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. A quantidade de proteína ideal é de 1 grama/proteína peso corpóreo/dia. Além da proteína, é necessário também ingerir uma boa quantidade de gordura saudável, já que as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, só são absorvidas na presença de gordura e são fundamentais para manter a saúde capilar.
 
Na lista do supermercado
 
Alguns alimentos têm o poder de fortalecer os fios, diminuindo a queda. Preste atenção em quais não podem faltar na sua dispensa:
 
– Arroz integral, aveia, semente de girassol, ovos e ervilhas. Fontes ricas em vitamina B12, o nutriente é fundamental para o crescimento dos fios.
 
– Mamão, cenoura, abóbora e acelga. A vitamina A presente nestes alimentos é importante para manter o couro cabeludo sempre saudável. Mas atenção: se ingerida em excesso, a vitamina A pode levar à queda dos fios.
 
– Sardinha, couve, brócolis, agrião e laranja. O cálcio ajuda a fortalecer os cabelos frágeis e quebradiços.
 
– Ovos, carnes, peixes e leguminosas, como feijão e ervilha. Os aminoácidos presentes nestes alimentos são os principais responsáveis pela estrutura dos fios.
 
– Ostras, carne vermelha, farelo de aveia e castanhas. O zinco estimula a multiplicação das células do nosso organismo, favorecendo o crescimento e fortalecimentos dos cabelos.
 
– Folhas verde escuras, como a rúcula e a couve, contém ferro em maior quantidade, tornando os fios mais resistentes.
 
Tratamentos
 
Dra. Maria Bussade explica que existem diferentes tipos de tratamento para queda de cabelo e que somente um dermatologista é capaz de especificar qual opção é a mais certa para cada caso.
 
Tratamentos invasivos: Existem vários tratamentos tópicos, como loções, e orais, como suplementos. As loções devem ser a base de minoxidil, trocxin, beta estradiol, finasteride, cafeína e fatores de crescimento. Alguns aparelhos de laser, como luz de LED, também podem ser usados nesses casos.
 
Invasivos: Medicamentos injetáveis, como mesoterapia capilar e lasers fracionados, devem ser aplicados semanalmente.
 
Medicamentos orais: O ideal é que haja a suplementação de proteínas associada a medicamentos. A dermatologista indica: Finasteride, Espironolactona e Serenoa Repens. Além de vitaminas como Biotina, complexo B e vitamina A, sempre de acordo com o déficit de cada paciente.
 
Fonte: http://fabianascaranzi.com.br/queda-de-cabelo-como-prevenir-e-tratar/
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